sábado, 15 de setembro de 2012

Feira setecentista de Queluz 2012


A Tenda dos Dragões informa a todos os seus clientes e amigos, que depois da participação em Castelo de Vide, vai estar presente na feira de Queluz, representada pelas druidizas Awen e Marion Le Fay.

O misticismo tem uma presença marcante na nossa tenda, mas para quem procura o nosso artesanato, poderá também encontrar uma variedade de artigos, desde vestuário, a bijutaria celta e medieval, passando pelos livros de couro e Singing Horn celtas (chifres de tocar ou berrantes).

Venham nos visitar e passar um fim de semana diferente. Entrada livre.

Descritivo da feira:

Com o casamento do infante D. Pedro com a sua sobrinha e futura rainha D. Maria I, o Palácio de Queluz sofre grandes alterações, com vista a adaptar a casa de veraneio a residência real que, mais tarde, em 1794, viria a ser sede da corte portuguesa. É este o cenário que será recriado na edição de 2012 da Feira Setecentista de Queluz, nos próximos dias 14, 15 e 16 de Setembro.

O acesso é livre e gratuito!

Afastada de Lisboa, longe dos olhares e das más línguas, a povoação de Queluz viria a ser palco de grandiosos festejos nos seus jardins para um grupo restrito de pessoas a quem era permitida a entrada no paço. O povo e todos os que não lhe tinham acesso festejavam à sua maneira nos espaços exteriores.

Enquanto no interior do paço se dançavam minuetes, gavotes e alemandes, e se comiam autênticos manjares pantagruélicos, entre variadíssimos jogos e brincadeiras acompanhadas pelo som de violinos, à noite os seus jardins iluminados por lanternas ganhavam outra dimensão com a queima de variadíssimos fogos de artifício – era o requinte e a sofisticação no seu máximo esplendor.

No exterior, o povo acendia fogueiras e dançava ao som de gaitas, castanholas e de uma ou outra guitarra.

As feiras e mercados no séc. XVIII eram, além de local privilegiado de comércio, o lugar de encontro e de festa pois, muitas vezes, estavam associados a festas religiosas, sendo frequentados tanto pelo povo e burguesia, como até mesmo por alguns elementos da família real.

A Feira Setecentista de Queluz é uma iniciativa da marca Sintra Capital do Romantismo.

A feira decorrerá no largo fronteiro ao Palácio de Queluz, no seguinte horário:

Dia 14 de Setembro – 18h00 às 24h00
Dia 15 de Setembro – 13h00 às 24h00
Dia 16 de Setembro – 13h00 às 23h30

Mais informações: Câmara Municipal de Sintra
(Texto retirado do site da CM de Sintra)

Sem comentários:

Enviar um comentário