terça-feira, 28 de junho de 2011

Feira medieval de S. Pedro de Penaferrim (Sintra) 2011


Tal como acontece todos os anos, a feira medieval de S.Pedro de Penaferrim, em Sintra, ocorre no mês de Julho, no largo D. Fernando II e atrai milhares de visitantes nacionais e estrangeiros.

É organizada pela Câmara Municipal de Sintra, que se preocupa em dar todas as condições necessárias no que toca á higiene, segurança, electricidade, águas, saneamento, etc e que contrata a animação e trata das inscrições dos mercadores e artesãos, que dão vida e cor a esta feira, que já faz parte do percurso turístico da referida localidade.

O Largo D. Fernando II já é por natureza, um local fresco e agradável, com árvores que nos abrigam do calor durante o dia e nos protegem da humidade durante a noite, tem calçada antiga, claridade e é rodeado de cafés e de restaurantes, além de ficar a caminho de Santa Eufémia.

A tudo isto, se juntarmos o Monte da Lua na Serra de Sintra, que fica ali ao pé e nos envolve com os seus mistérios e com a sua magia medieval e esotérica, ficamos com uma feira medieval diferente de todas as outras.

A Feira Medieval de S. Pedro está em risco

Este ano, com a crise que se instalou no nosso país e devido às alterações que isso trouxe á Câmara de Sintra, este ano poderá não haver a feira medieval, que tanta riqueza trás à localidade.

Cortes orçamentais, mudança de funcionários, outras formas de pensar, etc, estão a colocar em perigo a realização desta feira anual e turística, que até à presente data, se encontra em "stand-by", mas com elevada probabilidade de não se concretizar, tal como poderá acontecer com a feira setecentista de Queluz.

Quanto ao famoso torneio medieval a cavalo, que todos os anos decorre no centro histórico de Sintra, foi já anulado, o que nos entristece profundamente, pois para nós, é um prelúdio do que poderá acontecer com a feira de S. Pedro.

Pedido de ajuda: Ajudem a salvar esta feira!!

Pedimos a todos os que participam nesta feira, aos que a visitam anualmente, aos que gostam de feiras medievais, ao pessoal das animações desta feira e de outras, e a todos os que a nós se queiram juntar por esta causa justa, que nos ajudem a incentivar os responsáveis pela Câmara Municipal de Sintra e os responsáveis pela organização desta feira, para que eles concretizem este evento na data que já tinha sido estipulada ou noutra data que seja possível.

Telefonem para a Câmara de Sintra ou enviem emails para lá, para que eles vejam que a feira medieval é querida e amada por muitas pessoas, que a vivem anualmente e que sempre aguardam o seu inicio.

Ajudem a salvar um evento que já faz parte da localidade e das gentes de S. Pedro de Penaferrim.

Partilhem este artigo com o máximo número de pessoas possível.

Todos juntos, por uma causa justa.


ACTUALIZAÇÃO (06/07/2011)

Depois da publicação deste artigo no Facebook, iniciamos um movimento em rede, na tentativa de incentivar a Camara Municipal de Sintra, para que a feira se mantivesse no programa de Sintra.

Foram tantas as pessoas que aderiram e nos ajudaram, que até foi referido no jornal "O Destak".

Assim sendo, obtivemos hoje a confirmação por parte da Camara de Sintra (Turismo e cultura), de que a feira vai se concretizar, bem como a feira setecentista de Queluz.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram e partilharam este movimento, por todo o apoio e força que deram á Tenda dos Dragões e às druidizas. Sem o apoio das pessoas, este resultado não seria alcançado.

A todos vós, o nosso muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário