terça-feira, 3 de maio de 2011

Buarcos: Uma feira medieval a não esquecer














Um pouco de história...

Localizada na base da Serra da Boa Viagem e perto do Cabo Mondego, a actual vila de Buarcos resultou da fusão de duas vilas antigas, Buarcos e Redondos, separadas por uma só rua. A única fonte de rendimento era o produto da faina piscatória descarregada na praia, que nem sempre estava operativa devido às "lavadias de mar".

Pertenceu à Sé de Coimbra, tendo o senhorio doado ao mosteiro de Santa Cruz, no ano de 1206, a parte baixa, (Buarcos), junto à fortaleza.

A parte alta, (Redondos), povoação do interior, dedicava-se à agricultura e à exploração de minério. Pertenceu ao mosteiro de Santa Cruz e depois da anexação das rendas do priorado-mor, a Universidade ficou com a jurisdição cível e crime e o convento com a renda. A Câmara de Redondos foi suprimida e unida à vila de Buarcos em Outubro de 1794, em execução da lei de 1790 que extinguia a jurisdição dos donatários da coroa.

Devido à sua localização, Buarcos foi sujeita à pirataria.

Sabe-se que é uma povoação muito antiga, mas não é conhecida a altura em que foi elevada a vila porque, no tempo dos Filipes, Buarcos foi invadida pelos holandeses e ingleses que saquearam e destruíram a vila e queimaram os "cartórios da Câmara" onde se guardavam a maioria dos documentos que poderiam servir de guia para se conhecer a história desta comarca. Sabe-se contudo que Buarcos terá sido o primeiro aglomerado que apareceu junto ao mar durante o período de romanização.

Buarcos obteve foral manuelino em Setembro de 1516, sendo uma vila rica em história com vestígios que remontam ao paleolítico. Sendo essencialmente piscatória, Buarcos tornou-se numa estância turística.

O nome Buarcos é de origem árabe ,"Buadtharque" e segundo o dicionário de Pinho Leal, esta palavra deve ter sido adoptada devido ao facto das casas dos pescadores serem construídas com bulhos em arcos, daí o nome de "bulharcos" que com o tempo evoluiu para Buarcos.

Como é uma vila antiga, tem por isso muito história, tradições, costumes, uma gastronomia rica, danças, cantares, artesanato, festas e romarias, quase todos ligados à actividade piscatória. A nível medieval, sugerimos que visitem o Forte de São Pedro, as ruínas do castelo, o Núcleo Museológico, os pelourinhos, as capelas e claro, não se esqueçam de visitar a serra, subindo ao Miradouro. Vale a pena ver.

Uma nova tradição nasce em Buarcos

No passado mês de Abril de 2011, nasceu nesta localidade uma nova tradição, para alegrar as "gentes do mar" que habitam em Buarcos, estando os outros povos convidados a visitarem todos os anos um evento que nos transporta para uma época medieval e mágica. Esta festa anual, é o resultado do trabalho e dedicação da Câmara Municipal de Buarcos, tendo como pilar principal, a Sra. Rosa Mano, mulher de armas e sem medos, a quem a Tenda dos Dragões congratula pelo excelente profissionalismo, força, rigor e abertura de espírito.

A feira medieval recebeu a visita de milhares de pessoas e decorreu da melhor forma possível, com muita festa, música, malabares, fogo e teatro, além dos comeres e beberes da época, mercadores e artesãos e claro, com muita magia dragónica, vinda da Tenda dos Dragões, que teve bastante sucesso junto ao povo local.

De salientar que as druidizas ganharam um amiguinho especial, que ficou registado no nosso clã, como "Manel, o grande amigo de Buarcos". Para ele ficou reservado um lugar na nossa tenda, como "1º Dragão Júnior".



Milhares de visitantes...

A feira superou as expectativas de todos, no que toca ao número de visitantes, tendo sido o maior pico de afluência no Sábado á tarde. A este respeito o Diário de Coimbra escreveu o seguinte:

"Ao longo de três dias verificou-se uma das maiores enchentes de que há memória na requalificada Rua 5 de Outubro (...). No sábado e ontem foram muitos milhares de pessoas que passaram pela vila piscatória, que, aposta assim, de uma forma diferente, em cativar turistas e figueirenses, para satisfação do comércio local, que não tem tido “mãos a medir”.

Dos muitos visitantes que estiveram na nossa tenda, alguns ficaram na nossa memória. Damos alguns exemplos:

- Um marido que ofereceu um anel "Medieval Lady" á esposa, que se tinha encantado por ele no dia anterior;

- Uma menina muito simpática, a quem a druidiza Awen ofertou um frasquinho contendo Pó de Fada;

- Um cavaleiro da Vi´varte, com quem tivemos conversas interessantes sobre os Templários e os seus mistérios;


- Um menino, o Manel, que nos fez companhia durante os 3 dias de feira e que se revelou nosso fã.

A lista continua, mas para já ficam estes e o registo da mão que recebeu o anel de presente:



Tesourinhos do Café Beiramar...

Foi uma feira que valeu a pena participar, por todos os aspectos e pelo que representou para o povo local, que nos recebeu com um sorriso. Tivemos a oportunidade de saborear o "melhor café do mundo", servido no café "Beiramar", que também tem uns pestiscos de se lhe tirar o chapéu, nomeadamente os maravilhosos caranguejos cozidos.


Iremos publicar o nosso registo fotográfico no artigo seguinte, para que possam ter uma ideia visual do que foi a feira medieval de Buarcos, à qual esperamos regressar para o ano e no mesmo local.

Sem comentários:

Enviar um comentário