quarta-feira, 23 de março de 2011

Feira medieval de Fronteira e Batalha dos Atoleiros

A vila de fronteira, no Alentejo, será palco, nos dias 2 e 3 de Abril de 2011, da Feira Medieval e da recriação histórica da batalha dos Atoleiros, que recorda a vitória de Portugal sobre Castela, em 1384. No primeiro fim-de-semana de Abril (dias 2 e 3), Fronteira, no Alentejo, mergulha no tempo e a vila transforma-se num verdadeiro palco de história e num ambiente único de feira medieval.

Durante estes dias, Fronteira Medieval 2011 convida-o a regressar ao passado e a reviver a histórica Batalha dos Atoleiros, recordando a vitória de Portugal sobre Castela, em 1384, sendo que os portugueses não sofreram uma única baixa.

Se procura momentos de lazer diferentes e culturais, estes são dias a marcar na agenda. Rume até ao Alentejo, descubra o ambiente medieval da vila de Fronteira e prepare-se para a batalha em que D. Nuno Álvares Pereira haveria de expulsar os invasores castelhanos.

E por que não participar, como figurante, nesta que foi uma das mais importantes e determinantes lutas de independência de Portugal? A recriação da Batalha dos Atoleiros decorre domingo, dia 3 de Abril, às 15H00, no Campo da Batalha, na zona industrial de Fronteira.

Apareça, regresse à Idade Média e faça parte deste momento único da história portuguesa. Conviva com as figuras mais tradicionais de outros tempos, integre-se activamente no espírito da festa, envergando as roupas tradicionais, participando nas brincadeiras e animando o espaço da feira.

Viaje no tempo até ao dia 6 de Abril de 1384, aliste-se nas fileiras do respeitado chefe de guerra D. Nuno Álvares Pereira e empunhe as armas contra os inimigos castelhanos vindos do Crato nesta recriação da Batalha dos Atoleiros. No final, celebre a vitória portuguesa.

A recriação da Batalha dos Atoleiros demonstra também como a batalha foi um acontecimento de extrema importância na chamada crise de 1383 a 1385, tendo consagrado e definido, de uma vez por todas, a identidade de Portugal, como país, como povo e como nação.

A abertura oficial da feira medieval de Fronteira realiza-se no sábado, dia 2, às 12H00. Ao longo do dia há animação de rua, desde danças e folias com saltimbancos e menestréis, visita do almotacem e do meirinho aos mercadores, passando pelo teatro de rua até a espectáculos com cuspidores de fogo e malabaristas. No Parque de Jogos Medievais, os mais pequenos e as famílias vão poder divertir-se, experimentando as mais diferentes formas de entretenimento da época.

Depois de apreciar o mercado medieval que decorre ao longo das ruas e praças da vila, entregue-se aos comeres e beberes medievais nas tabernas do mercado e, às 21H00, assista ao torneio de armas a cavalo na praça do burgo.

Ao final da noite (22H30), assuma o seu patriotismo e apoie a partida dos homens de armas que vão engrossar as fileiras do exército português, comandado por D. Nuno Álvares Pereira, e que enfrentarão os espanhóis na Batalha dos Atoleiros.

O sábado termina com um espectáculo de dança e malabares de fogo “Os Guardiães do Tesouro”.
No domingo, as tasquinhas continuam a atrair os visitantes, assim como o mercado medieval. Às 15H00 acontece a tão esperada Recriação da Batalha dos Atoleiros. Duas horas mais tarde, às 17H00, as tropas de D. Nuno Álvares Pereira chegam ao burgo, animadas pela celebração da vitória e a aclamação popular.

A feira medieval de Fronteira faz-nos recuar no tempo e leva-nos ao convívio de perto com bobos, trampolineiros, saltimbancos, acrobatas e malabaristas, misturando-nos no bulício da multidão com soldados, contadores de histórias, vendedores de sonhos e ilusões, numa azáfama constante por entre os mercadores e mesteirais, bufarinheiros e almocreves, mercadores, mendigos e aleijados, larápios e romeiras, gentis-homens e clérigos… tudo isto no meio de uma enorme gritaria de pregões e incitamentos próprios da algazarra de uma feira de outrora.

A animação permanente e o espírito medieval de uma feira do século XIV invadem o visitante e transportam-no para um tempo imemorial.

No ar pairam os mais variados aromas. Febras, torresmos e sardinhas tostam nas brasas. As sopas, os enchidos e o porco no espeto saciam outros apetites. Associando-se a estes cheiros, outros, mais doces, completam o menu. Manjares de leite e de mel, doçaria conventual e as mais diversas frutas, completam a dieta alimentar da época.

Como chegar a Fronteira

Seguir em direcção a Estremoz pela A6 e depois seguir pela EN245 em direcção a Fronteira.

As coordenadas GPS:

Igreja Matriz:
-07"39’55,833"
39’03’24,482"

Adro de Baixo:
-07"30’58,958"
39’03’23,717"

Reconstituição histórica da Batalha dos Atoleiros:
-07"38’31,707"
39"03’12,968"

A Tenda dos Dragões vai estar presente e por isso, venham nos visitar e ao Draconix Draco. Teremos na nossa tenda novidades, pedras e cristais, artesanato celta e pagão, magia, dragões e muito mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário