terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feira quinhentista do Barreiro 2010


Feira quinhentista: O Barreiro e os descobrimentos

As feiras representam uma das expressões mais interessantes do período
quinhentista constituindo locais privilegiados de negócio, de encontro e de lazer, a
que acorriam centenas de pessoas.

Dias 15, 16 e 17 de Outubro
Horário de funcionamento: Das 15h às 24h
Local: Misericórdia do Barreiro, Rua Miguel Bombarda (centro do Barreiro)

A história...

A origem das Misericórdias em Portugal coincide com os Descobrimentos, como consequência das mudanças e desigualdades sociais que estes trouxeram à sociedade portuguesa da época, bem como, paradoxalmente, da crescente riqueza dos “círculos” do poder.

Com a subida ao trono de D. Manuel I, após a morte de D. João II (rei de 1485 a 1495), casado com a rainha Dª Leonor (1458-1525), esta aparece largamente beneficiada com as concessões dadas pelo Rei, usufruindo de uma considerável fortuna pessoal.

Em fins do sec. XV a rainha ordenou a criação das Misericórdias, com o apoio do Cardeal Alpedrinha, D. Jorge da Costa (1406-1508). A fundação de uma obra de assistência social, de tanta importância veio a disseminar-se em várias confrarias que se espalharam por todo o Reino.
A Misericórdia de Lisboa foi a primeira a ser criada em 1498 e a do Barreiro nasceu em 07 de Outubro de 1560.

Nas comemorações do 450º aniversário da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, realizar-se-ão actividades alusivas à sua fundação e à sua acção perante a comunidade mais carenciada, numa transversalidade entre o passado, presente e futuro, o que, de algum modo, aproxima e identifica os objectivos que levaram à criação da Instituição, numa “viagem” histórica sobre a Misericórdia do Barreiro, as Obras de Misericórdia, o Barreiro e os Descobrimentos.

Venham visitar a Tenda dos Dragões...

Sem comentários:

Enviar um comentário