quarta-feira, 8 de maio de 2013

Festa Templária de Tomar 2013

Tomar é a Cidade Templária. Mas antes de o ser, o vale do rio Nabão, pelo seu clima, solos férteis e água abundante foram essenciais para a fixação humana desde o Neolítico. Sellium se chamou no período romano, prosperando como Nabância pelos Visigóticos e Islâmicos.

A um de Março de 1160 D. Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo em Portugal, inicia a construção do majestoso Castelo e imponente Charola Templária. Numa matriz medieval e geométrica, os planos arquitetónicos de Tomar, vão seguir a estrutura de Jerusalém no ocidente.

São os Templários assim responsáveis pela edificação e crescimento de Tomar, obedecendo a essa matriz desenvolvem em cruz a estrutura da cidade, com os seus quatro conventos a marcar os quatro pontos cardeais, centralizados na principal praça de Tomar.

A Ordem de Cristo, sucessora e herdeira da Ordem Templária, vai dirigir e influenciar os desígnios de Portugal com os Descobrimentos, mantendo Tomar como sede espiritual do grande Império.

Cidade desde o séc. XIX, tem hoje cerca de 20.000 habitantes, Tomar afirma-se como Cidade Templária, preservando e mantendo vivas as influências que a fizeram nascer.

De incomparável valor patrimonial e turístico, integrando a albufeira do Castelo de Bode desde 1950. Comprova-se a sua importância com o reconhecimento pela UNESCO em 1983 do conjunto Castelo Templário-Convento de Cristo como Património da Humanidade.

Tomar é também uma cidade moderna e dinâmica, que não esquece as suas raízes, que as preserva. Por isso, nos primórdios dos anos 90, deu os primeiros passos para a recuperação e consolidação do seu centro histórico.

É neste contexto de celebração, que Tomar celebra nos dias 23, 24, 25 e 26 de Maio, a FESTA TEMPLÁRIA, com a participação e colaboração de diversos artesão e mercadores, associações, da população e dos visitantes que queiram juntar-se às iniciativas.

Uma festa local, regional com eco nacional, pela dimensão, diversidade e abrangência dos eventos que aqui acontecem durante quatro dias.

Mais que um festival ou uma feira, trata-se de um convite para viajar no tempo, aos olhos de hoje, divulgando a cultura templária, das mais diversas formas.


Programa da festa:
 
http://www.festatemplaria.pt/programa.html
 
O nosso Templário e Mestre de armas, vai estar presente nesta festa. Visitem-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário