quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Halloween na Vila Libania, Queluz

Apesar do clã da Tenda dos Dragões não estar directamente ligada á organização deste evento e porque consideramos o lugar bastante acolhedor e mágico, com as suas árvores centenárias, que guardam a história daquele lugar, além da simpatia das pessoas que estão á frente deste evento e da experiência que tivemos na feira esotérica, deixamos aqui toda a informação necessária para quem quiser passar um dia agradável e viver momentos místicos.

Assim sendo e apesar de ser numa quinta privada que por vezes abre os seus portões ao público, fica aqui lançado o desafio para os dias 31 de Outubro e 1 de Novembro.

Sobre este evento, a organização da Vila Libania diz o seguinte:

"A 31 de Outubro, a Vila Libania vai celebrar o Halloween! De origem Celta, com rituais Romanos e até Católicos, o Halloween tornou-se a tradição que agora conhecemos!

O Halloween na Vila Libania terá uma interacção entre crianças e adultos. A actividade infantil, que consistirá de crafts e culinária temática, com o apoio do Projecto Girassol, terá lugar na Rua Dr Manuel de Arriaga no. 5, 2745-159 Queluz, das 17.30 às 20.30H ...e só estará aberta aos convidados previamente inscritos e confirmados.

A partir das 21:00 até às 02:00H seguir-se-á a festa dos mais crescidos, cuja entrada será através do portão de Vila Libania no Beco do Capucho que estará aberto até às 21.30. A equipa do Projecto Girassol continuará a apoiar as crianças que serão bem vindas. Haverá uma viagem guiada pela equipa do Nuno, através dos jardins de Vila Libania, de aproximadamente 2 horas, com animação tradicional ligada ao Halloween. Tambores, violinos e outros instrumentos estarão presentes neste encontro. O baile do Vampiro com as suas máscaras animará a Vila Libania durante esta noite especial.

Às 01.30H iniciar-se-á a Cerimónia de Encerramento!

Entrada: €15,00 com direito a uma bebida Mágica;

Entrada somente por Convite Confirmado com lista de todos os convidados;

Data de Limite de Inscrições: 27 de Outubro de 2011

Máscaras são aceites mas a Vila Libania tem o direito de solicitar que as mesmas sejam levantadas à chegada para identificação

No dia 1 de Novembro, a Vila Libania celebra o Dia de Samhain com uma Feira aberta ao público com animação ligada a este Dia pela equipa do Nuno. De origem Celta, o Dia de Samhain por tradição está ligado às fadas e aos padres Druidas! Estes padres tinham várias capacidades sendo uma delas a comunicação com os mortos .....tradição esta que se tornou, hoje no "Dia de todos os Santos" ou "O Dia de Todos os Mortos".

A Vila Libania abrirá as suas portas das 14:00 até ás 21:00H.

Entrada: Livre"


O clã da Tenda dos Dragões explica o que é o Samhain

Aproxima-se uma das datas mais importantes do paganismo, o 31 de Outubro (Hemisfério Norte), que nos trás o Samhain.

No Samhain comemorava-se "nos tempos idos", o Ano Novo Celta ou Ano Novo Druida e dos 8 Sabbaths, era considerado o mais importante de todos. Hoje em dia, esta data é conhecida nos varios meios, como: Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita.

De todos estes nomes, o mais conhecido é o Halloween, que actualmente é alvo de más linguas devido a más interpretações e preconceitos, sendo visto como o dia das bruxas.

Na Wicca, Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa e é a data em que "o Deus desce aos mundos subterrâneos, mas o seu espirito vive na Deusa, aguardando assim, o seu próprio renascimento no Yule".

Uma das muitas descrições disponiveis na internet, diz o seguinte:

"O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a casa para visitar os familiares, e para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Alguns autores acham que não existe nenhuma evidência que relacione o Samahin com o culto dos mortos e que esta crença se popularizou no século XIX. Segundo o relato das antigas sagas, o Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe deixava antever o outro mundo. O "Fé-fiada", o nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisiveis, dispersava no Samhain e os elfos podiam ser vistos pelos humanos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia".

Através desta data, podemos também observar uma das muitas tentativas do Igreja, de distorcer algo sagrado e antigo:

"A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de Novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de Novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. É observado pela Igreja Católica Romana, como sendo um dia sagrado de preces pelas almas do Purgatório" (in Circulo Sagrado).

O nosso clã vê esta fase do ano, como sendo uma época em que a linha que separa a manifestação física da manifestação espiritual, se torna tão ténue, ao ponto destes dois planos se unirem e se manifestarem um no outro. É uma fase de transição, de despertar, de renascimento, de transmutação e de consciencialização. O invisivel torna-se visivel. Chegou a altura de deitar fora o velho, para iniciar o novo e por isso, é também uma época de Libertação.

Samhain também rege a adivinhação e por isso, consagramos nesta data os nossos instrumentos adivinhatórios, para que estes sejam energizados e potencializados, reforçando a sua ligação com o mundo espiritual. Cartas de Tarot, de cartomancia, Runas, Bolas de Cristal, etc, podem ser trabalhadas durante este Sabbath.

Sem comentários:

Enviar um comentário