terça-feira, 15 de abril de 2014

Mercado das Culturas à Luz das Velas


A Tenda dos Dragões informa todos os amigos e clientes que estará presente em Lagoa de 17 a 19 de Abril, para participar nesta inovadora e original iniciativa.
Imagem 5 mil velas a iluminar as ruas do mercado, recriando simbolos que identificam determinada cultura.
O nosso clã foi destacado para representar a cultura celta e estará localizado perto de um dos palcos. Ao lado da nossa tenda vão acender desenhar uma triskele com velas e a nossa mascote, Draconix Draco, desta vez vai marcar presença. Um evento destes não pode dispensar a sua presença. Vamos divertir-nos bastante e contamos com a vossa visita para fazerem o mesmo.
Aguardamos a vossa visita

O «Mercado de Culturas… à Luz das Velas» vai ter como epicentro o Convento de São José e ruas limítrofes, em Lagoa, entre 17 e 19 de abril, juntando artesãos de várias culturas e religiões em harmonia e mostrando ao público os seus saberes, sabores, artes e tradições.

Nesta 1.ª edição do evento, uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Ibérica, Eventos & Espetáculos, a cultura muçulmana irá estar em destaque através de uma exposição de fotografias da Jordânia, de espetáculos de música árabe, afro-árabe e dança oriental e sufí com os grupos El Laff e Kurdufan.

O público terá acesso diário a workshops de dança oriental e darbouka (percussão) e a igreja do Convento de São José será o cenário de uma exposição/concerto, denominado «Melodias de al-Andalus».

Diariamente, às 20:00 horas, 5000 velas iluminarão o Convento de São José e as ruas circundantes, com as quais serão desenhados símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental: cruz (cristianismo), estrela de David (judaísmo), lua crescente (islamismo), Triskle (cultura celta), entre outras.

Como não podia deixar de ser, também a gastronomia muçulmana marcará presença, com as espetadas kefta, os döner kebab, os doces sírios bucach, backlagua e asch al bulbul e, numa vertente mais sofisticada, um restaurante com pratos gourmet.

Todas as noites, o DJ Fábio Palma vai passar música arabic chillout, com ritmos tradicionais do mundo árabe (Wahd Wo Noss, Malfouf, Zaffa , Maksoum, Masmoud , Saidi, Hagalla, Soudi , Ayubi) remisturados pelo próprio.

Esta dualidade Oriente-Ocidente é o ponto de partida deste «Mercado de Culturas… à Luz das Velas», “que pretende dar a conhecer artesanato, sonoridades, danças, sabores e instrumentos tão fascinantes mas simultaneamente tão diferentes”.

O evento encerrará, diariamente, com o espetáculo Oriental Drums (música e dança tribal com fogo).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário